sexta-feira, 8 de abril de 2011

Sejam bem vindos

"No fundo de cada utopia não há somente um sonho; há também um protesto" Oswald de Andrade


Caros leitores,

é evidente que vivemos tempos sombrios. A humanidade passa por uma grande crise existencial. Deprimidos, nos afundamos no consumismo e nos agarramos na esperança que a tecnologia nos redimirá. Um pouco pessimista essas primeiras linhas para um texto inaugural de um blog? Certamente sim. Primeiras linhas estas que já devem ter causado repulsas e até afastado leitores discordantes? Também. Tudo bem. A você que continua, concedo-lhe o direito de discordar dessas palavras. Entretanto, devemos concordar em um ponto: as utopias desapareceram. Desde o desvirtuamento  das propostas alternativas ao capitalismo, que transformou nobres ideais em fortes ditaduras estatais, o mundo se acinzentou. E o marco histórico dessa descoloração foi a queda do muro de Berlim. Com ele, caiu um sonho. Não o sonho soviético, que foi o principal responsável pela queda. Mas o sonho de toda uma geração de pessoas que sonhavam com uma sociedade sem desigualdades.
E agora? Nos resta algo? Será que o antigo sonho realmente acabou? Será que somos capazes de criar novas utopias que nos resolvam problemas que precisam de resoluções imediatas?

Se busca aqui respostas messiânicas, não é aqui que encontrará. Esse espaço não tem a pretensão de fundar uma nova utopia. Afinal, quem somos nós para tal. Entretanto, esse blog fomentará discussões acerca de temas diversos, analisando e comentando desde cultura geral até conjunturas políticas, buscando encontrar, se não respostas, outras perguntas a inúmeras questões. Sempre com um viés crítico, afinal, de nada adianta sermos mais alguns daqueles que correm pela estrada que leva a lugar nenhum. E mesmo que também não cheguemos a lugar algum, pelo menos tentaremos outros caminhos. Pois, como diz Oswald de Andrade na epígrafe desse texto, "no fundo de cada utopia não há somente um sonho, mas também um protesto".

E seja para nos auxiliar diretamente a buscar outros caminhos. Ou seja para nos tentar mostrar que já estamos no caminho certo, SEJAM BEM VINDOS!!!