terça-feira, 28 de junho de 2011

Utopias que ficaram pelo caminho - PARTE 3: o Cristianismo

Após um breve intervalo de postagens, retomamos a série "Utopias que ficaram pelo caminho" com um tema que, por certo, gerará polêmica. A proposta dessa breve postagem não é fazer qualquer análise sobre o cristianismo, mas somente mostrar algumas distorções feitas a partir dessa doutrina.


Em nome do Deus cristão, a Igreja Católica cometeu inúmeras violências. Só durante a Idade Média, milhares de árabes foram mortos durante as Cruzadas e o fogo da "Santa Inquisição" queimou incontáveis mulheres e outros tantos pensadores. Até inofensivos bichanos foram exterminados por conta de uma suposta ligação com o demônio.

Atualmente, podemos citar sem grandes pesares, a grande influência do movimento neoprotestante no Brasil. A opulência e o apego a materialidade pregadas por alguns desses grupos é de fazer tremular os ossos de Lutero no túmulo. Para quem iniciou a ruptura com a Igreja Católica criticando a venda de indulgências...

Logicamente, não podemos nos esquecer de alguns seres humanos ímpares frutos do cristianismo, como Francisco de Assis e Teresa de Calcutá, que tanto ajudaram os mais necessitados. Também, não podemos relevar importantes grupos cristãos, como a Teologia da Libertação e os Anabatistas, que propuseram em diferentes momentos históricos, a retomada de valores cristãos como a igualdade, a simplicidade e a fraternidade.

Entretanto, isso jamais apagará as incontáveis atrocidades praticadas em nome de uma doutrina que em sua essência valorizada o amor e a igualdade entre os homens...


Nenhum comentário:

Postar um comentário